Primeira swap party no Porto Santo
No passado dia 15 de março, o município do Porto Santo apoiou a primeira Swap Party, um evento promovido pela Associação Arte.M. e pela Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, no âmbito do projeto de intercâmbio juvenil Green Islands, cofinanciado pelo programa Erasmus+.
A iniciativa reuniu 20 participantes, junto ao edifício dos Paços do Concelho, incluindo os alunos do programa Erasmus+ e residentes da ilha.
O objetivo foi claro: mostrar que a moda pode ser divertida, estilosa e, acima de tudo, sustentável! Em vez de comprar roupas novas, os participantes trocaram e reaproveitaram peças de vestuário, dando um passo importante para reduzir o desperdício e adotar escolhas mais ecológicas. O evento foi marcado por boa disposição, novas roupas e um compromisso partilhado com a sustentabilidade.
As Swap Parties são uma prática cada vez mais comum no estrangeiro, promovendo uma alternativa responsável ao consumo excessivo de moda. Apesar da participação ainda reduzida nesta primeira edição, é fundamental continuar a realizar iniciativas como esta, sensibilizando a comunidade para a sua importância, especialmente num território reconhecido como Reserva da Biosfera. Pequenas mudanças nos nossos hábitos podem ter um grande impacto na proteção do planeta!
O município do Porto Santo reafirma o seu compromisso em apoiar a sustentabilidade e espera que futuras edições desta iniciativa envolvam cada vez mais a comunidade, reforçando a consciência ambiental através de práticas inovadoras e sustentáveis.
Porto Santo, 20 de março de 2025