Porto Santo e Castro Verde unem-se em intercâmbio escolar
Entre os dias 1 e 5 de junho de 2025, a ilha do Porto Santo, Reserva da Biosfera da UNESCO, abriu as portas a 50 alunos e 20 adultos do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, incluindo professores, monitores e o vereador David Marques, gestor da Reserva da Biosfera de Castro Verde.
Este intercâmbio escolar marcou um momento único de partilha entre duas comunidades educativas inseridas em territórios classificados pela UNESCO, promovendo valores de cidadania, sustentabilidade, conhecimento mútuo e valorização das tradições locais.
As atividades foram planeadas em articulação entre ambas as Reservas da Biosfera, com o envolvimento direto do município do Porto Santo, que se empenhou em proporcionar uma experiência marcante, educativa e acolhedora, reforçando a sua missão enquanto território comprometido com a educação e o ambiente.
No dia 2 de junho, o grupo foi recebido no auditório da Câmara Municipal, onde conheceu a Reserva da Biosfera da ilha e presenteou todos com o emocionante cante alentejano. Seguiu-se um lanche de boas-vindas com iguarias típicas, num gesto que traduz o verdadeiro espírito da hospitalidade porto-santense. Também houve oportunidade de fazer uma visita guiada pelo centro histórico da cidade, conhecendo o património cultural material.
No dia seguinte, os alunos exploraram alguns geossítios da ilha, visitaram a área de intervenção do projeto LIFE Dunas, participaram na experiência “areias à lupa” e realizaram uma caminhada interpretativa até ao Pico do Castelo, acompanhados pelo Corpo da Polícia Florestal do IFCN, onde ficaram a conhecer o trabalho histórico de Schiappa de Azevedo na reflorestação da ilha.
O grande momento cultural deu-se no dia 4 de junho, com visitas às escolas do 1.º Ciclo do concelho do Porto Santo. Na Escola Básica e Secundária com Pré-escolar Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, os alunos foram recebidos com vídeos, músicas do Grupo de Folclore Infantil, o Hino Eco-escolas e a emblemática canção “Porto Santo” de Max, símbolo da identidade insular. Na Escola Nossa Senhora da Conceição – Externato, os visitantes ouviram novamente a canção “Ilha do Porto Santo”, interpretada com carinho pelos colegas locais, e apreciaram uma exposição preparada pelos alunos, dedicada ao património geológico da Reserva da Biosfera, como também foram agraciados com um lanche de iguarias típicas.
No último dia, o grupo visitou a Casa Colombo – Museu do Porto Santo e dos Descobrimentos Portugueses, onde participou em atividades interativas que deram a conhecer o papel da ilha na epopeia marítima nacional. Ao longo da semana, houve ainda tempo para um mergulho nas águas cristalinas da praia do Porto Santo e para sentir, sob os pés, a suavidade da sua areia biogénica com propriedades terapêuticas.
Porto Santo, 11 de junho de 2025