Megacampanha de limpeza e sensibilização “Porto Santo + Limpo”
No dia 28 de outubro, dia da celebração do aniversário a mega campanha arrancou com cerca de 200 pessoas envolvidas, nomeadamente com as entidades e forças militares e de segurança, tais como o gabinete da Administração Pública Regional no Porto Santo, o AM3, o Exército, a Capitania, a GNR, a PSP, o Corpo da Polícia Florestal e Vigilantes da Natureza do IFCN e privados, entre eles LINVIMOX, Paulo Melim Unipessoal, Leonardo Dias e Alçado Direito, assim como o Sr. Leandro Souza do + Sabor com a oferta de 200 sandes e o Sr. Arlindo Pereira da Empresa de Cervejas da Madeira com a disponibilização de 200 águas.
Também participaram nesta atividade 66 alunos e professores da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche do Porto Santo, os 50 discentes e docentes da Escola Profissional CELFF e ainda a comunidade, contando com cerca de 25 pessoas.
Para além da campanha de limpeza, alguns alunos destas duas escolas distribuíram, pela população informações sobre a recolha de monos, monstros e resíduos verdes, serviço gratuito prestado pela ARM, mediante um simples telefonema para o 800 910 500 (linha verde) e o 291 980 560 (Porto Santo).
Foram criadas três equipas, nomeadamente Câmara Municipal, ARM e Governo que lideraram as outras entidades e privados, disponibilizando os recursos humanos, viaturas e máquinas para a recolha dos monos, monstros e resíduos verdes abandonados na via pública junto aos ecopontos e nos terrenos públicos circundantes, por toda a ilha, e entrega desses resíduos no Centro de Processamento do Porto Santo.
Ao fim de três dias de muito empenho e trabalho de todos os envolvidos, foram recolhidos 66 600 Kg de resíduos, atingindo quase 70 toneladas, mas a realidade voltou a impor-se de forma preocupante. Apenas um dia após as ações de limpeza, alguns dos locais que haviam sido cuidadosamente limpos pelos voluntários apresentavam novos focos de resíduos abandonados. Este cenário foi recebido com grande apreensão pelos organizadores da campanha, que consideram a situação um reflexo da necessidade contínua de sensibilização.
“A mobilização e o empenho de todos foram exemplares, e a quantidade de resíduos recolhida demonstra a força da ação conjunta. No entanto, é evidente que a sensibilização precisa de continuar e ser reforçada,” afirmou Nuno Batista, presidente da Câmara Municipal. Disse ainda que “É fundamental que todos e cada um de nós se consciencialize sobre a sua função na preservação do ambiente e no respeito pelos espaços públicos, nomeadamente numa Reserva da Biosfera.”
A todos os que participaram e contribuíram para que esta mega campanha fosse possível, um bem-haja!
Porto Santo, 31 de outubro de 2024