RB da Ilha do Porto Santo

Caminhada interpretativa ao emblemático Pico do Castelo

RB da Ilha do Porto Santo Março 18, 2025

Jovens exploram a reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo e contribuem para a reflorestação

No dia 11 de março, o município do Porto Santo proporcionou aos jovens do projeto de intercâmbio juvenil Green Islands, da Arte.M., e aos alunos da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, uma caminhada interpretativa ao emblemático Pico do Castelo. Esta iniciativa visou promover a sensibilização ecológica e reforçar a importância da classificação da ilha do Porto Santo como Reserva da Biosfera pela UNESCO.


O Corpo da Polícia Florestal do IFCN guiou os participantes até ao topo deste relevante sítio de geodiversidade. Durante a caminhada, os jovens tiveram a oportunidade de contemplar a paisagem única da Ilha Dourada, aprender sobre espécies endémicas e invasoras e o papel crucial do regente florestal António Schiappa de Azevedo. Na década de 1920, este pioneiro liderou a reflorestação do Pico do Castelo, mobilizando homens que, com engenho e resiliência, transportaram manualmente materiais e árvores para a recuperação do ecossistema.




Em sintonia com as comemorações do Dia Internacional das Florestas e do Dia Mundial da Árvore, os jovens da Letónia e do Porto Santo participaram ativamente na plantação de novas espécies vegetais junto ao busto de Schiappa de Azevedo e no topo do Pico do Castelo. Estas ações reforçam a importância da preservação ambiental e o compromisso das novas gerações com um futuro sustentável para a Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo.


Porto Santo, 18 de março de 2025


themes