RB da Ilha do Porto Santo

2.º Festival de Sopas

RB da Ilha do Porto Santo Fevereiro 26, 2025

Tradições gastronómicas e culturais celebradas no Porto Santo

A ilha de Porto Santo foi palco da segunda edição do Festival de Sopas, um evento gastronómico promovido pela Associação Grupo de Folclore do Porto Santo, em parceria com o município do Porto Santo, no âmbito da Reserva da Biosfera.


O festival teve lugar nos dias 21 e 22 de fevereiro, no parque de estacionamento adjacente à Igreja do Espírito Santo, e contou com um vasto programa de atividades que celebraram a riqueza da culinária regional e as tradições locais, onde os participantes puderam saborear uma variedade de sopas nas sete barracas dispostas para o efeito, assim como, outros comes e bebes típicos dos arraiais porto-santenses.


A abertura oficial do evento contou com a presença das entidades locais e foi marcada pela atuação da Banda Musical da Casa do Povo de Nossa Senhora da Piedade e ainda contou com a atuação do Grupo de Folclore do Porto Santo e dos artistas locais Paulo Melim e Marcial.




O ponto alto do segundo dia ficou por conta de um workshop conduzido por Sandra Cardoso, mais conhecida como a “Biqueira”, que reuniu mais de 50 entusiastas da gastronomia. A oficina de culinária teve como destaque a preparação de uma sopa tradicional madeirense “sopa de castanha”, atraindo participantes que se mostraram ávidos em aprender e partilhar os segredos da cozinha local.


A animação continuou com diversas apresentações musicais, com destaque para a Tuna do Carvalhal e Carreira, o Duo Duarte S. & Justino C., os “Amigos do Cantar”, e a artista Carina Teixeira. Para encerrar o evento, o “Duo Super FM” proporcionou uma noite de música que manteve o ambiente vibrante até ao final.


O Festival de Sopas destacou-se pelo seu compromisso com a sustentabilidade, respeitando o princípio de promover eventos que incentivem a preservação da natureza e o legado da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, um território que, sob o selo da UNESCO, deve ser valorizado e cuidado por todos. Um exemplo de como as tradições podem ser celebradas de forma inovadora, ao mesmo tempo que impulsionam a coesão comunitária e o desenvolvimento sustentável da ilha.


Porto Santo, 26 de fevereiro de 2025


themes