Campanha de limpeza costeira e sensibilização sobre o lixo-marinho (cancelado)
A poluição marinha é uma das maiores ameaças aos ecossistemas costeiros e oceânicos, colocando em risco a biodiversidade, a economia e a qualidade de vida das populações. Conscientes da urgência de agir, o município do Porto Santo em parceria com a direção regional do Ambiente e Mar, a Associação ARTE M e a Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco está a organizar uma campanha de limpeza costeira, no Calhau do Porto dos Frades, integrada no Programa Regional de Monitorização de Lixo-marinho em Praias da Madeira, no dia 13 de março, das 9h30 às 11h00. Inscreva-se aqui.
Esta iniciativa tem um duplo objetivo: remover os detritos acumulados ao longo da costa e sensibilizar a comunidade para a necessidade de reduzir a poluição marinha na origem. O lixo recolhido será transformado em trabalhos criativos, mostrando que o desperdício pode dar origem a novas formas de expressão e consciência ambiental.
No dia 12 de março, das 14h30 às 15h30, no auditório da Câmara Municipal, será realizada a palestra “Programa Regional de Monitorização de Lixo-marinho em Praias da Madeira”, proferida pela Dra. Nicola Pestana onde abordará as principais causas e consequências do lixo marinho, bem como soluções concretas para minimizar o problema.
Apelamos à participação de todos nesta missão de proteção dos nossos oceanos. Pequenas mudanças nos nossos hábitos diários podem fazer uma grande diferença. Junte-se a nós e façamos das nossas praias um exemplo de preservação ambiental!
Juntos, podemos reverter o impacto do lixo marinho e garantir um futuro mais limpo e sustentável para as nossas gerações futuras. Contamos consigo!
Porto Santo, 11 de março de 2025